Conheça sua voz
- Maíra Jaber
- 14 de set. de 2020
- 1 min de leitura
Conhecer a própria voz é muito mais do que ouvir uma gravação e conseguir identificar o seu timbre. É também algo mais complexo do que ter um grande conhecimento sobre a anatomia da laringe, seus músculos e cartilagens. Só conhece a própria voz quem é capaz de perceber a maneira como ela se comporta, a forma como seu corpo responde aos estímulos, as sensações que cada exercício provoca em toda sua extensão vocal e também os limites do seu próprio corpo.
A esse fenômeno chamamos “propriocepção” ou “cinestesia”. Trata-se da capacidade de um indivíduo perceber o próprio corpo, seus movimentos, sensações, força muscular, etc . Quando conheço minha voz, conheço também até onde posso ir com ela neste momento da minha vida, isso me faz ser honesto comigo mesmo e com o público que me ouve. Mas não somente meus limites e pontos fracos ficam evidentes quando me disponho a conhecer minha voz e percebê-la. Também minhas potencialidades e meus pontos fortes se tornam muito mais palpáveis e, de posse dessa informação valiosa, começo a trazer à tona o que tenho de melhor, de forma consciente e madura. Não há espaço para insegurança quando alguém conhece seus limites e potências, e constrói sua interpretação vocal favorecendo o que tem de melhor.
Dessa forma, o cantor não exigiria do seu instrumento mais do que possa dar naquele momento e adaptará suas escolhas estéticas às características específicas da sua voz que é um instrumento único e exclusivo.
Maíra Jaber

Comments