top of page

 

 

Maíra Jaber é cantora-compositora, pregadora, regente, produtora musical e escritora. Nascida no Rio de Janeiro, há 23 anos coloca seus dons a serviço do Evangelho. Sua história com a música começou antes mesmo de nascer. Seu avô, Wellington Santos, foi um grande violonista e compositor de Choro e sua mãe, Sandra Jaber, é cantora e compositora. Deles recebeu a música como herança. Possui 4 albuns autorais gravados:  Ouro (2023), No Deserto (2014), I wait on God (2012) e Pão do Céu (2005), este em parceria com sua mãe. É autora do livro "O que Deus me ensinou no deserto". Desde 2000 exerce os ministérios da música, formação e pregação, tendo participado de diversas viagens missionárias em dioceses do Brasil, Estados Unidos e Europa.

Dois dos momentos mais marcantes de sua trajetória foram: ter cantado para o Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude no Brasil (evento no qual também atuou como produtora musical e compositora de melodias para os Salmos da Missa de abertura e Missa de envio) e ter ministrado a música durante uma Missa celebrada em língua portuguesa na Basílica de São Pedro (Capela São José), no Vaticano, em Dezembro/2022.

Possui rica formação musical e vasta experiência como cantora, diretora/arranjadora vocal em gravações, regente/preparadora vocal de coros, formadora e diretora de espetáculos musicais. Doutoranda e Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atua como pesquisadora na mesma universidade, onde tem desenvolvido estudos nas áreas da performance vocal e cognição musical, com participações ativas em congressos no Brasil e no exterior, as quais já he renderam dois prêmios. 

É diretora e fundadora da Cia de Artes Luz do Mundo, com a qual já realizou diversos espetáculos musicais em importantes teatros do Rio de Janeiro. Atualmente, exerce a função de Coordenadora Vicarial (Vicariato Norte) da Pastoral Arquidiocesana da Música na Arquidiocese do Rio de Janeiro. 

COMO TUDO COMEÇOU...

Aos 2 anos de idade a pequena Maíra já cantava ao microfone nas reuniões musicais familiares. Aos 6 anos ingressou no coral da escola em que estudava, cuja função era cantar nas celebrações litúrgicas do colégio. Neste coral permaneceu por 10 anos, atuando também como solista e recebendo as primeiras lições de teoria musical: "O coro era dividido em duas vozes e eu gostava de cantar sempre na segunda voz pois me encantava o fato de como a segunda voz embelezava a canção, por meio de melodias diferentes do que todos estavam acostumados a ouvir " - recorda.

 

Alguns anos depois começou a acompanhar sua mãe, cantando em algumas celebrações litúrgicas na paróquia em que frequentavam. Na mesma época, iniciou seus estudos particulares de canto e também sua atuação profissional na música. Após algum tempo afastada da Igreja, sentiu o chamado a voltar e a consagrar a Deus o seu dom. Durante 20 anos, além da atuação missionária, Maíra também serviu incansavelmente em sua paróquia local como ministra de música, salmista, regente e compositora para a liturgia. 

Hoje, segue dedicada a anunciar o amor de Deus através do seu ministério com a música, a formação e a pregação da Palavra.

MAÍRA JABER

bottom of page